sábado, 6 de abril de 2019

SOMA_EU em SP

Depois de chamar a SOMA/SOMAIÊ de terapia e pedagogia, agora prefiro chamar isso de um JOGO. Não só por inserir dentro do Jogo Teso ITTAPA, como sair da pretensão de colocar a MUDANÇA ou APRENDIZADO como objetivos, e lidar como sendo possíveis consequências.


Ocaso do destino me atrai a babilônia de Sampa e pretendo manter atividades frequentes, porém NÃO CONTÍNUAS. Ou seja, os encontros são completos, não exigem continuidade na participação. Pretendo fazer mensalmente, mas o JOGO SOMA_EU funcionará como um Curso Livre.


Nosso norte deixou de ser o anarquismo e busco difundir a ideia da complementariedade ou dependência do Caos e Ordem, o que chamo de CAÓRDICO.
 

Nesse primeiro momento (abril de 2019), selecionei 2 pessoas por dia, como referências teóricas pros debates que acontecerão após as Vivências Corporais. Trabalhei muito com Freire, pouco com Gaiarsa. Maturana só vi uma vez ao vivo numa palestra e Pastinha morreu muito antes de eu ouvir falar dele.... Mas o legado dessas personalidades me influenciou e acho útil pra cultura e proposta da SOMA_EU.

 

Estou nos meus 50 anos,  e mês que vem passo a  "uma boa idéia" (51). E sinto que sou uma metamorfose ambulante, foram 12 anos de SOMA, pra incorporar a Biologia do Conhecer e os Encontros de Te&So's e criar a SOMAIÊ, que durou uns 12 anos também.... Após uma pausa e crises, retomo com o JOGO SOMA_EU, remodelando e revendo teorias antigas....

O encontro de Abril será num sítio com essa vista.
As pessoas podem ir e vir pras vivências, ou irem no sábado e dormirem na casa do sítio.
Trazer lanche e café da manhã. Na manhã faremos uma caminhada e nas tardes as vivências....
Mais detalhes aqui http://soma-eu.blogspot.com/2019/04/somaeu-em-sampa-abril-2019.html

quinta-feira, 4 de abril de 2019

SOMA_EU em SAMPA abril 2019




A SOMA volta em São Paulo. Uma Soma renovada com novo conceito e técnica, pois originalmente foi uma pesquisa de Roberto Freire que permeou as 3 últimas décadas do milênio passado. Ou seja, a SOMA de Roberto Freire aconteceu basicamente entre 1970 e 2000. Nesse período formou vários terapeutas, que muitos depois de seguirem e darem continuidade as suas pesquisas, evoluíram pra caminhos diferentes.

Eu participei da última geração formada por Freire, a que se deu no Coletivo Anarquista Brancaleone. E que eu saiba, dos terapeutas da minha época, Ivone M., Geraldo, J. Goia e Vera S., somente João da Mata continuou atuando com a técnica original. Outros somaterapeutas de outras épocas seguiram caminhos outros como o Otávio Leal da Humaniversidade e sua Anima Soma. Depois de 12 anos de SOMA, fiz 12 anos de SOMA; agora o que idealizo traz uma BASE Freireana, que são as vivências corporais e a técnica da sinceridade, mas num formato diferente e único.

O conceito prático mais diferente é a NÃO EXISTÊNCIA da continuidade de um grupo, ou seja, a SOMA era feita em grupos que duravam em torno de um ano, e na SOMA_EU farei encontros de FDS com grupos que se formem pra cada momento, as pessoas podem participar de um, ou alguns encontros/vivências, mas não há cobrança de continuidade, pois a técnica não será feita em grupo.
O conceito teórico mais diferente é a mudança do NORTE ideológico, ou seja, a SOMA se dava numa proposta explicitamente ANARQUISTA, e a SOMA_EU se autonomeia de CAÓRDICA, ou seja Caos e Ordem ao mesmo tempo.

Quem deseje aprofundar o autoconhecimento proposto pela SOMA_EU pode marcar encontros INDIVIDUAIS em Sampa com o co-terapeuta. Pois na SOMA_EU cada um que é seu próprio terapeuta, e os encontros servem também como uma pedagogia da própria técnica, ou seja, pra quem deseje aprender as vivências pra aplicar em outros contextos.

Os interessados DEVEM se comunicar por e-mail ou ZAP pra reservar vaga e combinar o transporte ou pegar o endereço.

VIVÊNCIAS  

Serão 4 vivências por FDS, duas no sábado e duas no domingo. Cada vivência dura entre 1h30 e 2h30, assim em média, serão 5h de atividades por dia no FDS.
Os encontros acontecerão numa casa a 40km do centro de SP, sentido a estrada Castelo Branco, em Araçariguama perto da divisa com Itapevi.
Recomendamos a quem possa, ir no sábado e voltar no domingo, e levando um saco de dormir pode-se dormir na casa, leve lanche ou o que desejar pro seu café-da-manhã (oferecemos café e chá). A hospedagem está incluída no valor do espaço.
Horários – sábado dia 27/04, das 14h ás 19h e domingo dia 28/04, das 12h ás 17h. Na parte da manhã de domingo faremos uma caminhada pelo sítio.

TAXAS 

Cada pessoa pode escolher entre 3 valores diferentes, que tendem a refletir as possibilidades de investimento e valor que cada um julgar que pode e/ou deve pagar. A categoria não é fixa, uma pessoa pode escolher categorias diferentes nos próximos encontros...

Valor 3 – é o básico, o mínimo, o indicado pra quem esteja com muita dificuldade financeira no seu cotidiano. Cobre o valor base e a contribuição pro espaço. 90 + 18 = 108 reais
Valor 6 – é o básico acrescido da contribuição da passagem, pois o terapeuta mora no interior do RJ, indicado pra quem tenha dificuldade financeira no seu viver. Quem entra nesse valor recebe de contrapartida um bônus virtual. 120 + 18 = 138 reais
Valor 9 – é o valor completo, ou seja o básico acrescido da passagem e hospedagem, pois o terapeuta se hospeda ‘de favor’ em Sampa. Indicado pra quem não tenha dificuldade financeira (consiga pagar suas contas). Quem entra nesse valor, além do bônus virtual, receberá UM TESO de contrapartida. 150 + 18 = 168 reais.

(*) quem se atrasar e ou perder parte do dia, não tem desconto. Quem participar somente de UM dia do FDS, paga 30 reais a menos dos valores acima...
(**) quem não puder pagar antecipado (depósito no Bradesco) pode levar o valor em dinheiro, quem preferir pagar com cartão de débito tem um acréscimo de 12 reais ou cartão de crédito e acréscimo de 18 reais.
(***) a cada 5 pagantes, surge uma bolsa. O bolsista paga 18 reais (espaço) pelo FDS. Interessado na bolsa, se comunique e avisamos quando passar de 5 pessoas e nascer a bolsa. Faremos por ordem de chegada.

Rui MT, Sampa, 04/04/2019